Segredinho 1: FRACIONAR

ImagemDietas com proibições não servem para você? Tudo bem. É possível emagrecer sem transformar a sua vida através de um cardápio cheio de restrições alimentares. Estamos acostumados com condutas práticas do tipo, prescrição da dieta através do cardápio, que vai constituir a rotina alimentar para os próximos dias de sua vida.  Mas esquecemos do que importa realmente, que é construir uma conduta mais saudável.

 O cardápio é importante em alguns casos específicos, ele pode nos auxiliar no primeiro momento, mas certamente não poderemos transformar este planejamento dietoterápico em uma conduta para a vida. Podemos escolher todo tipo de alimento desde que saibamos conduzir alguns segredinhos na hora das escolhas alimentares, que são muitos, mas hoje vou falar especificamente na questão do fracionamento das refeições. Pois bem, o segredinho é o seguinte: comer a cada três horas. OK, não é novidade. Mas você tentou? Ou melhor: se comprometeu de verdade a evitar jejuns prolongados? Ficar períodos longos sem comer faz o corpo entrar em estado de alerta, imaginando que você está perdida no deserto sem comida. Daí, para se prevenir, passa a estocar gordura em vez de queimar. E, ainda, põe em ação mecanismos que comprometem as curvas e a saúde. Mas, antes de achar que a regra das três horas não ajuda ninguém a perder peso, saiba que ela se transformou no livro “A Dieta das 3 Horas”, do americano Jorge Cruise, num sucesso estrondoso nos Estados Unidos. Essa matéria foi publicada na revista Saúde e trouxe para a mídia uma conduta que firmo com meus pacientes desde o primeiro dia de tratamento. Comer uma fruta a cada intervalo de 3 horas. Essa proposta de conduta alimentar é um contrato de sucesso para ajudar você a fracionar as refeições e emagrecer com um metabolismo nota MIL. Veja só o que esta pequena conduta pode favorecer no processo do emagrecimento:

• Metabolismo a mil: toda vez que você come, gasta calorias na tarefa de digerir os alimentos. Por isso, comer a cada três horas obriga o corpo a reiniciar a digestão de cinco a seis vezes por dia, queimando mais calorias e fazendo você perder peso.

• Menos gordura, mais músculos: três horas depois de uma refeição, o organismo encerra o processo de digestão – os excessos são estocados na forma de gordura e o corpo passa a buscar combustível nos músculos. Se você comer antes desse sistema ser acionado, a gordura vai embora e os músculos ficam. E, como os músculos são queimadores de energia, ajudam a manter o metabolismo acelerado.

• Barriga chapada: quando você está com fome, uma espécie de stress, seu corpo produz uma quantidade maior de cortisol. E estudo publicado no conceituado New England Journal of Medicine mostrou que quantidades elevadas desse hormônio estão associadas aos estoques de gordura abdominal.

• Fome econômica: fazer refeições a cada três horas emagrece sem sacrifício, pois você come antes de ficar faminta. E existem duas vantagens nisso. Quando a gente se satisfaz com porções menores, economiza calorias e mantém equilibrados os níveis de insulina. Se você consome um prato gigante, produz muita insulina (hormônio cuja tarefa é carregar a glicose para dentro das células). E, em excesso, esse hormônio engorda e dá mais fome.

Muita gente só lembra de comer quando a fome está quase incontrolável – e aí lá vem peso extra. Você faz o mesmo? Então, coloque em prática o plano de adesão à mudança de comportamento alimentar, procure um nutricionista e conheça todos os segredinhos que ajudam a emagrecer e ter uma vida sem dietas restritas, feliz e saudável.

Emagreça comentando...